A obrigatoriedade da apresentação do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) para a realização de consultas e procedimentos ambulatoriais e hospitalares em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) começou a vigorar no Hospital Geral do Estado (HGE). Desde o início de março, a unidade solicita aos pacientes ou acompanhantes a apresentação do cartão.
A exigência é uma determinação do Ministério da Saúde e visa tornar mais fidedignas as informações apresentadas. O documento é uma importante ferramenta de gestão para agilizar a assistência em saúde em todo o território nacional.
“Agora, para ser atendido no HGE, o paciente ou o seu acompanhante deverá apresentar o cartão para garantir rapidez no acolhimento, visto que somos um hospital de urgência e emergência, com alta rotatividade. Se o usuário não tem o cartão, o documento poderá ser feito no hospital. Mas, solicitamos que o usuário já chegue a unidade hospitalar com munido do seu Cartão SUS”, destacou o médico Rogério Barboza, diretor interino do HGE.
Para ele, a identificação de cada usuário do SUS possibilitará a melhoria e modernização da gestão e do sistema de gerenciamento de informações do SUS. “O cartão tem a importância do RG ou certidão de nascimento, pois representa a existência do usuário na rede de saúde. A partir do cadastro, todo o histórico do usuário é registrado, desde uma consulta ambulatorial até procedimentos mais complexos como exame de tomografia e cirurgias”, afirmou.
O coordenador do Setor de Contas Médicas do HGE, Vandeildon Coutinho, explicou que o número do Cartão SUS no prontuário do paciente visa melhorar à assistência e organização no atendimento, garantido inclusive repasse de recursos do Ministério da Saúde no que diz respeito às dispensas do hospital com o paciente.
Para fazer o Cartão SUS, o usuário que reside em Maceió também pode se dirigir ao prédio da Central de Regulação de Serviços de Saúde (Cora), localizado na Rua Mizael Domingues, 73, bairro Poço – em frente ao PAM Salgadinho. É necessária a apresentação do RG ou certidão de nascimento (menor de idade); dados pessoais, como nome da mãe e município de nascimento e o endereço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-5410.
Fonte:
http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/03/23/hospital-geral-solicita-apresentacao-de-cartao-sus-para-atendimento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A diluição geométrica é um método utilizado para assegurar que pequenas quantidades de pós, geralmente fármacos potentes, estejam distribuí...
-
E sse texto não consta nas bíblicas protestantes, pois o Eclesiástico não faz parte do cânon da Bíblia Hebraica, ou seja, chegou até nós som...
-
Caso clínico: Um paciente precisando fazer cirurgia bariátrica, com peso muito acima do desejável para cirurgia segura, começou um tra...
Nenhum comentário:
Postar um comentário