A taça e a cobra

Existem dois significados, originados de duas lendas, para explicar o símbolo da farmácia (a taça com a cobra). Vejamos as duas:

1.         A Lenda de Hipócrates 

cobra enrolada na taça é conhecida como o símbolo da farmácia, e tem origem na Antiguidade grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo "da farmácia ilustra o poder (taça) da cura (cobra). Existe a lenda que conta que uma cobra enrolou-se no cajado de Hipócrates e quando estava para picá-lo, ele olhou para a serpente e disse: “se queres me fazer mal, de nada adiantará que me firas, pois tenho no corpo o antídoto contra tua peçonha. Se estás com fome, te alimentarei”. Então ele pegou a taça onde fazia misturas de ervas medicinais, colocou leite e ofereceu à serpente, esta desceu do cajado, enrolou-se na taça e bebeu o leite. Desta forma criou-se o símbolo da medicina (a cobra envolvendo o cajado) e o símbolo da farmácia (a cobra envolvendo a taça).


                      Origem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Farm%C3%A1cia

2.          A Lenda do Centauro
A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta a antiguidade, sendo parte das histórias da mitologia grega.


Quiron
Tudo começou com um centauro: Quiron. De acordo com um mito arcaico foi criado por Cronos (Saturno, para os romanos), que, depois de ter assumido a forma de um cavalo para se esconder de sua esposa, Réia, engravidou a ninfa Filira. Porém, abamdonado, foi encontrado e criado por Apolo. Ao contrário da maioria dos de sua raça, caracterizados pela selvageria e violência, Quiron s era inteligente, civilizado e bondoso, e célebre por seu conhecimento e habilidade com a medicina. 



Asclépio
 Teve como um dos seus discípulos o deus Asclépio (também denominado Esculápio), ao qual ensinou os segredos das ervas medicinais.
 Asclépio se tornou o deus da saúde e tinha como símbolo um cetro com duas serpentes nele enroladas. Contudo, ele não utilizava seu conhecimento somente para salvar vidas, mas usava seu poder para inclusive ressuscitar pessoas.

Descontente com a quebra do ciclo natural da vida, Zeus resolveu intervir. Os deuses entraram então em batalha e Zeus acabou matando Asclépio com um raio.


Hígia
Com a morte de Asclépio, a saúde passou a ser responsabilidade de sua filha Hígia, que se tornou dessa maneira a deusa da saúde. Hígia tinha como símbolo uma taça que com sua “promoção” foi adicionada por uma serpente nela enrolada. Essa cobra é, obviamente, uma representação do legado de seu pai. Assim o símbolo de Hígia da taça com a serpente se tornou, posteriormente, o símbolo da farmácia.
Segundo as literaturas antigas o símbolo da Farmácia ilustra o "poder (cobra) da cura (taça)".







Nenhum comentário:

Postar um comentário