Pular para o conteúdo principal

Símbolos

1) Símbolo da Farmácia: 
Representado pela serpente é o animal da cura e morte. Ao rastejar é a imagem da vida terrestre.Ao erguer-se , estabelece um vinculo de energia entre a terra e o céu destilando no cálice o princípio curativo, de olhos abertos e dentes á mostra.O eixo ao redor do qual a serpente evolui representa a vara, o cajado, o centro da autoridade ou estar autorizado a concentrar a energia vital, recolhendo-a na taça.

2) Cor da Farmácia: 
A cor amarela representa o ouro, que significa força, fé, pureza e, na profissão farmacêutica, aqueles que o conduzem estão obrigados a fazer o bem aos pobres e defender a lei. 



3) Pedra da Farmácia: 
O topázio, pedra preciosa , reflete em sua luz a transparência no caráter, inspirando afeto e simpatia.Estimula a energia, a força vital e a critividade. 

4) Dia do Farmacêutico:
  • 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, quando se reuniam os membros da Associação Brasileira de Farmacêuticos no Rio de Janeiro.



5) Santa Gemma Galgani:
A Padroeira dos farmacêuticos, nasceu em Camigliano, na Itália em 12/03/1878 e faleceu em 11/04/1903. O papa Pio XI beatificou-a em 14/ 05/ 1933 e Pio XII Procedeu a sua canonização em 02/ 05/ 1940. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prática de Diluição Geométrica

A diluição geométrica é um método utilizado para assegurar que pequenas quantidades de pós, geralmente fármacos potentes, estejam distribuídos uniformemente em uma mistura. É empregada com o objetivo de facilitar e aumentar a segurança e a precisão da pesagem de fármacos com baixa dosagem e difíceis de pesar com exatidão.  Para o processo de homogeneização antes da encapsulação onde ocorre uma diferença de proporção entre os componentes ativos e o excipiente, é possível obter uma mistura mais homogênea por meio da adição sequencial destas substâncias no gral. Isso pode ser alcançado misturando-se a princípio os componentes ativos com um volume aproximadamente igual dos diluentes. Objetivo Homogeneizar o princípio ativo e o excipiente. Materiais e Métodos  Vidro de relógio  Espátula  Balança analítica  Gral e Pistilo  P.A. = Paracetamol  Excipiente = Lactose  Corante: indicador de uma obtenção de uma mistura ideal  Tipos de Diluições Geométricas As dil

Eclesiástico 38 (Bíblia católica)

E sse texto não consta nas bíblicas protestantes, pois o Eclesiástico não faz parte do cânon da Bíblia Hebraica, ou seja, chegou até nós somente em grego. Para lê-lo você precisa ter uma bíblia católica.  Citação da palavra  Farmacêutico   na bíblia: "1. Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. 2. (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei: 3. a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. 4. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza. 5. Uma espécie de madeira não adoçou o amargor da água? Essa virtude chegou ao conhecimento dos homens. 6. O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; 7. e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o Farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará,   8. até que a paz divina se estenda sobre a face da terra." A palavra

Mielopoiese

Mielopoiese é o processo de formação de células granulocíticas .  O desenvolvimento dos leucócitos granulócitos é mais complexo, ocorre à partir das células formadoras de colônia granulocítica (GCFC para neutrófilos, ECFC para eosinófilos, BCFC para basófilos). Todas essa etapas se passam na medula óssea. Promielócito : Contém grânulos específicos junto com as granulações azurófilas. É específico porque cada classe de leucócito possui seus grânulos distintos que caracterizam cada tipo de célula, porém não pode ser diferenciado pelo microscopia. A cromatina nuclear é mais condensada, núcleo esférico, com nucléolos visíveis. Esta célula dá origem ao mielócito. Mielócito:  Este é o verdadeiro precursor dos granulócitos específicos, ou seja, podendo diferenciar morfologicamente o granulócito basófilo, granulócito eosinófilo e granulócito neutrófilo a partir de uma célula única (UFC-G) ou unidade de colônias granulocíticas.. Na microscopia óptica se observa o núcleo em form