Pular para o conteúdo principal

Potencial Hidrogeniônico (pH) e Potencial Hidroxiliônico (pOH)

O valor da concentração dos íons  Hde uma solução constitui um critério para a determinação da acidez, basicidade ou neutralidade do meio.
Para obtermos essa classificação, comparamos a solução com água pura. A água pura, convencionada como meio neutro, apresenta:
[H+] = 10-7mol/L e [OH-] 10-7mol/L a 25°C
Já uma solução ácida apresenta maior concentração de íons H+ e, consequentemente, haverá uma diminuição da concentração dos íons. Porém, se em uma solução a concentração de OH- for maior que a de H+, teremos uma solução básica. 

Potencial Hidrogeniônico e Potencial Hidroxiliônico

Por não ser muito prático trabalhar com valores muito pequenos, isto é, potências com expoentes negativos, o cientista Sorensen introduziu o uso de uma grandeza chamada potencial.
Para calcular a acidez ou basicidade de um meio de maneira mais fácil, podemos usar a definição do:
Potencial hidrogeniônico (pH): pH = -log [H+]
Potencial hidroxiliônico (pOH): pOH = -log [OH-]

Em uma solução neutra, pH = pOH = -log 1,0 . 10-7 = 7. Logo:

Se em uma solução [H+] = 1 . 10-2, então:
pH = -log 1 . 10-2 = 2
pOH = 14 – 2 = 12; [OH-] = 1 . 10-12 mol/L


Como você já deve ter notado, a concentração de H+ é maior que a de OH-.
A solução é, portanto, ácida.
Se o pH for 7, então, o pOH será 7. Neste caso a solução será neutra.
Caso tenhamos em uma solução [H+] = 1 . 10-9, qual será a concentração de OH-? E o valor do pH? Qual o caráter desta solução?
pH = -log 10-9 = 9
pOH = 5; [OH] = 1 . 10-5 mol/L
A concentração de OH- é maior que a de H+. Logo, a solução é básica.

Com base nestas constatações foi difinida uma escala de pH, na qual o índice 7 representa uma solução neutra; índice menor que 7, uma solução ácida, e índice maior que 7, uma solução básica:




Fonte:
  • Minimanual compacto de química: teoria e prática/ Gláucia Elaine Bosquilha. - São Paulo: Rideel.1999 
  • http://www.qieducacao.com/2011/04/ph-e-poh-neutros-acidos-e-bases.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prática de Diluição Geométrica

A diluição geométrica é um método utilizado para assegurar que pequenas quantidades de pós, geralmente fármacos potentes, estejam distribuídos uniformemente em uma mistura. É empregada com o objetivo de facilitar e aumentar a segurança e a precisão da pesagem de fármacos com baixa dosagem e difíceis de pesar com exatidão.  Para o processo de homogeneização antes da encapsulação onde ocorre uma diferença de proporção entre os componentes ativos e o excipiente, é possível obter uma mistura mais homogênea por meio da adição sequencial destas substâncias no gral. Isso pode ser alcançado misturando-se a princípio os componentes ativos com um volume aproximadamente igual dos diluentes. Objetivo Homogeneizar o princípio ativo e o excipiente. Materiais e Métodos  Vidro de relógio  Espátula  Balança analítica  Gral e Pistilo  P.A. = Paracetamol  Excipiente = Lactose  Corante: indicador de uma obtenção de uma mistura ideal  Tipos de Diluições Geométricas As dil

Eclesiástico 38 (Bíblia católica)

E sse texto não consta nas bíblicas protestantes, pois o Eclesiástico não faz parte do cânon da Bíblia Hebraica, ou seja, chegou até nós somente em grego. Para lê-lo você precisa ter uma bíblia católica.  Citação da palavra  Farmacêutico   na bíblia: "1. Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. 2. (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei: 3. a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. 4. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza. 5. Uma espécie de madeira não adoçou o amargor da água? Essa virtude chegou ao conhecimento dos homens. 6. O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; 7. e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o Farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará,   8. até que a paz divina se estenda sobre a face da terra." A palavra

Mielopoiese

Mielopoiese é o processo de formação de células granulocíticas .  O desenvolvimento dos leucócitos granulócitos é mais complexo, ocorre à partir das células formadoras de colônia granulocítica (GCFC para neutrófilos, ECFC para eosinófilos, BCFC para basófilos). Todas essa etapas se passam na medula óssea. Promielócito : Contém grânulos específicos junto com as granulações azurófilas. É específico porque cada classe de leucócito possui seus grânulos distintos que caracterizam cada tipo de célula, porém não pode ser diferenciado pelo microscopia. A cromatina nuclear é mais condensada, núcleo esférico, com nucléolos visíveis. Esta célula dá origem ao mielócito. Mielócito:  Este é o verdadeiro precursor dos granulócitos específicos, ou seja, podendo diferenciar morfologicamente o granulócito basófilo, granulócito eosinófilo e granulócito neutrófilo a partir de uma célula única (UFC-G) ou unidade de colônias granulocíticas.. Na microscopia óptica se observa o núcleo em form