Pular para o conteúdo principal

Residência Farmacêutica

A Residência é caracterizada como ensino de pós-graduação lato sensu, focada na educação em serviço e é desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses e carga horária de 5.760 horas. 

O Residente do primeiro ano (R1) deverá ter acompanhamento direto do preceptor. No caso do residente do segundo ano (R2) a preceptoria pode ser realizada de forma indireta.


  1. A primeira experiência de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) aconteceu em 1976, na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde e desenvolvida no Centro de Saúde Escola Murialdo, na cidade de Porto Alegre. A então nova modalidade de formação em saúde era desenvolvida na atenção básica, chamava-se Residência Integrada em Saúde Coletiva e contemplava a formação integrada de assistentes sociais, enfermeiros, médicos e médicos veterinários;
  2. A residência médica foi instituída pelo decreto n° 80.281 de 05/09/77;
  3. primeiro curso de Residência em Farmácia Hospitalar foi na Faculdade de Farmácia da UFF (Universidade Federal Fluminense) em 1997, em convênio com hospitais da rede pública (Hoje conta com convênio com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde);
  4. No dia 30 de junho de 2005, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória número 238, de dois de fevereiro de 2005, que criou a Residência na área da Saúde, em nível superior, inclusive para farmacêuticos. A Lei, que ganhou o número 11.129/2005, estabelece que o programa de Residência é de responsabilidade conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde e é regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), do MEC. A Lei abrange todas as profissões do setor, com exceção da médica. Tais programas abrangem: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional; 
  5. No dia 1 de março, entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 6/2020, que define o regime jurídico para a atribuição do título de especialista nas “carreiras farmacêutica e especial farmacêutica”.

    • O presente decreto-lei define o regime jurídico da residência farmacêutica, tendo em vista a obtenção do título de especialista na correspondente área de exercício profissional. 
    • Para efeitos de aplicação do regime jurídico previsto no presente decreto-lei, consideram-se as seguintes áreas de exercício profissional, a que correspondem formas de exercício adequadas à natureza da atividade desenvolvida: Análises clínicas; Farmácia hospitalar; Genética humana.

A residência farmacêutica tem como objetivo a formação teórica e prática no sentido de capacitar os profissionais de saúde, detentores do título de farmacêutico concedido pela Ordem dos Farmacêuticos, para o exercício autónomo e tecnicamente diferenciado, na correspondente área de exercício profissional. 

Benefícios de cursar uma residência: 

  • Crescimento profissional do farmacêutico;
  • Integração à equipe multiprofissional;
  • Aprendizado pela prática do serviço;
  • Inserção do pós-residente no mercado de trabalho;
  • Desenvolvimento de uma percepção social do farmacêutico no complexo emaranhado da saúde, no Brasil. 

Este último aspecto ganha relevo especial, com os gestores públicos discutindo e ajustando os rumos do SUS (Sistema Único de Saúde), objetivando aprofundarem aquilo que é o seu princípio maior: a universalidade do acesso.



ONDE TEMOS RESIDÊNCIAS PARA FARMACÊUTICOS?

Abaixo, algumas instituições que oferecem vagas para residência para farmacêuticos:


UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 

COREMU - Residências Multiprofissionais e em Área de Saúde da UFF 2021

Multiprofissional: Atenção em Terapia Intensiva; Atenção em Saúde da Mulher e da Criança; Atenção em Oncologia; Saúde do Idoso.

Uniprofissional: Farmácia Hospitalar

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA)

https://www.ibgpconcursos.com.br/concursos/detalheconcurso.aspx?Id=191

Multiprofissional: Oncologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. 

Http://www.residenciamultiprofissional.ufrj.br/

Multiprofissional: em Saúde do HUCFF/UFRJ; Saúde da Criança e do Adolescente do IPPMG/UFRJ; Oncologia do HCE.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)

https://www.unifesp.br/reitoria/proec/residencias/residencia-multiprofissional

Multiprofissional: em Saúde 

FIOCRUZ

https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/cursos

Multiprofissional: Saúde da Família; Saúde Coletiva; saúde da criança e do adolescente cronicamente adoecidos; Atenção Básica; Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços; Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo; Tecnologias Aplicadas à Indústria Farmacêutica.

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN

Https://ensino.einstein.br/pos-graduacao/residencia

Multiprofissional: Oncologia; Terapia intensiva

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS.  

http://ulbra-to.br/residencias-saude/

Multiprofissional: em Saúde

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO 

https://www.upf.br/ensino 

Multiprofissional: Atenção ao Câncer; Cardiologia; Saúde do Idoso.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 

https://www.fuvest.br/residencia-area-profissional-da-saude/
Uniprofissional: Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica; Assistência Farmacêutica Hospitalar e Clínica.

Multiprofissional: Saúde Coletiva e Atenção Primária; Prevenção e Terapêutica Cardiovascular; Atenção Integral à Saúde

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 

Https://www.resmedceara.ufc.br/ares/
multiprofissional: Saúde da Família e Comunidade; Urgência e Emergência; Pediatria; Infectologia; Neurologia e Neurocirurgia Alta Complexidade; Cuidado Cardiopulmonar; Cancerologia; Transplante de Órgãos e Tecidos; Terapia Intensiva; Saúde da Mulher da Criança; Oncohematologia; Transplante; Atenção Hospitalar à Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prática de Diluição Geométrica

A diluição geométrica é um método utilizado para assegurar que pequenas quantidades de pós, geralmente fármacos potentes, estejam distribuídos uniformemente em uma mistura. É empregada com o objetivo de facilitar e aumentar a segurança e a precisão da pesagem de fármacos com baixa dosagem e difíceis de pesar com exatidão.  Para o processo de homogeneização antes da encapsulação onde ocorre uma diferença de proporção entre os componentes ativos e o excipiente, é possível obter uma mistura mais homogênea por meio da adição sequencial destas substâncias no gral. Isso pode ser alcançado misturando-se a princípio os componentes ativos com um volume aproximadamente igual dos diluentes. Objetivo Homogeneizar o princípio ativo e o excipiente. Materiais e Métodos  Vidro de relógio  Espátula  Balança analítica  Gral e Pistilo  P.A. = Paracetamol  Excipiente = Lactose  Corante: indicador de uma obtenção de uma mistura ideal  Tipos de Diluições Geométricas As dil

Eclesiástico 38 (Bíblia católica)

E sse texto não consta nas bíblicas protestantes, pois o Eclesiástico não faz parte do cânon da Bíblia Hebraica, ou seja, chegou até nós somente em grego. Para lê-lo você precisa ter uma bíblia católica.  Citação da palavra  Farmacêutico   na bíblia: "1. Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. 2. (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei: 3. a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. 4. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza. 5. Uma espécie de madeira não adoçou o amargor da água? Essa virtude chegou ao conhecimento dos homens. 6. O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; 7. e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o Farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará,   8. até que a paz divina se estenda sobre a face da terra." A palavra

Mielopoiese

Mielopoiese é o processo de formação de células granulocíticas .  O desenvolvimento dos leucócitos granulócitos é mais complexo, ocorre à partir das células formadoras de colônia granulocítica (GCFC para neutrófilos, ECFC para eosinófilos, BCFC para basófilos). Todas essa etapas se passam na medula óssea. Promielócito : Contém grânulos específicos junto com as granulações azurófilas. É específico porque cada classe de leucócito possui seus grânulos distintos que caracterizam cada tipo de célula, porém não pode ser diferenciado pelo microscopia. A cromatina nuclear é mais condensada, núcleo esférico, com nucléolos visíveis. Esta célula dá origem ao mielócito. Mielócito:  Este é o verdadeiro precursor dos granulócitos específicos, ou seja, podendo diferenciar morfologicamente o granulócito basófilo, granulócito eosinófilo e granulócito neutrófilo a partir de uma célula única (UFC-G) ou unidade de colônias granulocíticas.. Na microscopia óptica se observa o núcleo em form