Residência Farmacêutica

A Residência é caracterizada como ensino de pós-graduação lato sensu, focada na educação em serviço e é desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses e carga horária de 5.760 horas. 

O Residente do primeiro ano (R1) deverá ter acompanhamento direto do preceptor. No caso do residente do segundo ano (R2) a preceptoria pode ser realizada de forma indireta.


  1. A primeira experiência de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) aconteceu em 1976, na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde e desenvolvida no Centro de Saúde Escola Murialdo, na cidade de Porto Alegre. A então nova modalidade de formação em saúde era desenvolvida na atenção básica, chamava-se Residência Integrada em Saúde Coletiva e contemplava a formação integrada de assistentes sociais, enfermeiros, médicos e médicos veterinários;
  2. A residência médica foi instituída pelo decreto n° 80.281 de 05/09/77;
  3. primeiro curso de Residência em Farmácia Hospitalar foi na Faculdade de Farmácia da UFF (Universidade Federal Fluminense) em 1997, em convênio com hospitais da rede pública (Hoje conta com convênio com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde);
  4. No dia 30 de junho de 2005, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória número 238, de dois de fevereiro de 2005, que criou a Residência na área da Saúde, em nível superior, inclusive para farmacêuticos. A Lei, que ganhou o número 11.129/2005, estabelece que o programa de Residência é de responsabilidade conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde e é regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), do MEC. A Lei abrange todas as profissões do setor, com exceção da médica. Tais programas abrangem: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional; 
  5. No dia 1 de março, entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 6/2020, que define o regime jurídico para a atribuição do título de especialista nas “carreiras farmacêutica e especial farmacêutica”.

    • O presente decreto-lei define o regime jurídico da residência farmacêutica, tendo em vista a obtenção do título de especialista na correspondente área de exercício profissional. 
    • Para efeitos de aplicação do regime jurídico previsto no presente decreto-lei, consideram-se as seguintes áreas de exercício profissional, a que correspondem formas de exercício adequadas à natureza da atividade desenvolvida: Análises clínicas; Farmácia hospitalar; Genética humana.

A residência farmacêutica tem como objetivo a formação teórica e prática no sentido de capacitar os profissionais de saúde, detentores do título de farmacêutico concedido pela Ordem dos Farmacêuticos, para o exercício autónomo e tecnicamente diferenciado, na correspondente área de exercício profissional. 

Benefícios de cursar uma residência: 

  • Crescimento profissional do farmacêutico;
  • Integração à equipe multiprofissional;
  • Aprendizado pela prática do serviço;
  • Inserção do pós-residente no mercado de trabalho;
  • Desenvolvimento de uma percepção social do farmacêutico no complexo emaranhado da saúde, no Brasil. 

Este último aspecto ganha relevo especial, com os gestores públicos discutindo e ajustando os rumos do SUS (Sistema Único de Saúde), objetivando aprofundarem aquilo que é o seu princípio maior: a universalidade do acesso.



ONDE TEMOS RESIDÊNCIAS PARA FARMACÊUTICOS?

Abaixo, algumas instituições que oferecem vagas para residência para farmacêuticos:


UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 

COREMU - Residências Multiprofissionais e em Área de Saúde da UFF 2021

Multiprofissional: Atenção em Terapia Intensiva; Atenção em Saúde da Mulher e da Criança; Atenção em Oncologia; Saúde do Idoso.

Uniprofissional: Farmácia Hospitalar

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA)

https://www.ibgpconcursos.com.br/concursos/detalheconcurso.aspx?Id=191

Multiprofissional: Oncologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. 

Http://www.residenciamultiprofissional.ufrj.br/

Multiprofissional: em Saúde do HUCFF/UFRJ; Saúde da Criança e do Adolescente do IPPMG/UFRJ; Oncologia do HCE.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)

https://www.unifesp.br/reitoria/proec/residencias/residencia-multiprofissional

Multiprofissional: em Saúde 

FIOCRUZ

https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/cursos

Multiprofissional: Saúde da Família; Saúde Coletiva; saúde da criança e do adolescente cronicamente adoecidos; Atenção Básica; Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços; Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo; Tecnologias Aplicadas à Indústria Farmacêutica.

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN

Https://ensino.einstein.br/pos-graduacao/residencia

Multiprofissional: Oncologia; Terapia intensiva

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS.  

http://ulbra-to.br/residencias-saude/

Multiprofissional: em Saúde

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO 

https://www.upf.br/ensino 

Multiprofissional: Atenção ao Câncer; Cardiologia; Saúde do Idoso.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 

https://www.fuvest.br/residencia-area-profissional-da-saude/
Uniprofissional: Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica; Assistência Farmacêutica Hospitalar e Clínica.

Multiprofissional: Saúde Coletiva e Atenção Primária; Prevenção e Terapêutica Cardiovascular; Atenção Integral à Saúde

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 

Https://www.resmedceara.ufc.br/ares/
multiprofissional: Saúde da Família e Comunidade; Urgência e Emergência; Pediatria; Infectologia; Neurologia e Neurocirurgia Alta Complexidade; Cuidado Cardiopulmonar; Cancerologia; Transplante de Órgãos e Tecidos; Terapia Intensiva; Saúde da Mulher da Criança; Oncohematologia; Transplante; Atenção Hospitalar à Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário