Mielopoiese é o processo de formação de células granulocíticas. O desenvolvimento dos leucócitos granulócitos é mais complexo, ocorre à partir das células formadoras de colônia granulocítica (GCFC para neutrófilos, ECFC para eosinófilos, BCFC para basófilos). Todas essa etapas se passam na medula óssea.
Promielócito: Contém grânulos específicos junto com as granulações azurófilas. É específico porque cada classe de leucócito possui seus grânulos distintos que caracterizam cada tipo de célula, porém não pode ser diferenciado pelo microscopia. A cromatina nuclear é mais condensada, núcleo esférico, com nucléolos visíveis. Esta célula dá origem ao mielócito.
Mielócito: Este é o verdadeiro precursor dos granulócitos específicos, ou seja, podendo diferenciar morfologicamente o granulócito basófilo, granulócito eosinófilo e granulócito neutrófilo a partir de uma célula única (UFC-G) ou unidade de colônias granulocíticas.. Na microscopia óptica se observa o núcleo em forma de rim (reniforme). A grande concentração de grânulos específicos é que permite diferenciar os tipos de mielócitos.
Com o desenvolvimento do mielócito neutrófilo se forma o metamielócito, onde se inicia a formação de lóbulos. Nesta célula, os lóbulos se apresentam em forma de chanfradura. O metamielócito forma a "célula com núcleo em bastão", onde os lóbulos nucleares tem aspecto de bastão recurvado. Este dá origem ao neutrófilos maduro circulante.
Os neutrófilos em maturação se localizam em compartimentos do organismo denominados de compartimentos funcionais dos neutrófilos. Este processo de maturação pode ser estimulado por diversos fatores como a IL-3, GMCSF e GCSF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário