O Farmacêutico

"Profissional que exerce a arte farmacêutica."

Fonte: Dicionário Michaelis


O que é ser farmacêutico?

Farmacêuticos são profissionais que identificam e manipulam substâncias químicas para a produção de medicamentos e cosméticos. Colaboram também na produção e na conservação industrial de alimentos, comuns ou dietéticos, campo que vem sendo ocupado cada vez mais por bioquímicos ou farmacêuticos bioquímicos.

Quais as características necessárias para ser um farmacêutico?

Interesse por química, biologia e pesquisa. Capacidade de observação, atenção aos detalhes, concentração, dedicação, acuidade olfativa e visual; disciplina, curiosidade, método, habilidade numérica e manual.
 
Características desejáveis:
  • atenção a detalhes
  • boa visão
  • bom olfato
  • capacidade de concentração
  • capacidade de observação
  • curiosidade
  • espírito de investigação
  • facilidade para matemática
  • gosto pela pesquisa e pelos estudos
  • habilidade manual
  • interesse pelas ciências
  • método
  • senso de responsabilidade

Qual a formação necessária para ser um farmacêutico?

Para ser um farmacêutico é importante ter o curso Superior em Farmácia Bioquímica. Além disso, para se sobressair na carreira, é necessário estar sempre atualizado por meio da leitura de revistas especializadas e adquirir conhecimentos em inglês.
Na área Farmacêutica, atualmente os principais assuntos abordados pelos cursos são: Medicamentos (desenvolvimento, tecnologia e controle de fármacos), Diagnóstico Clínico e ainda Aspectos Sociológicos, Econômicos e Culturais do Consumo e da Produção de Medicamentos. 
Através da realização dos cursos que apresentem este enfoque, os profissionais da área de Farmácia possuem o objetivo de obter dados importantes para a saúde pública que possibilitem a definição de campanhas contra a automedicação ou ainda contra o hábito de deixar remédio ao alcance de crianças.
Outra linha de pesquisa também existente está voltada para a área de Medicamentos Fitoterápicos e Estudos Químicos de Ervas. Para a realização de cursos de pós-graduação na área de Farmácia é necessário que o aluno seja graduado em Farmácia e Bioquímica, Ciências Biológicas ou Química.
 

Principais atividades de um farmacêutico

O farmacêutico pesquisa, prepara, distribui e comercializa remédios, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Investiga, examina e testa substâncias e princípios ativos que entram na composição de remédios e em produtos higiênicos e de perfumaria, observando as reações que provocam no organismo, esta função geralmente é atribuída para profissionais que atuam no setor público. Registra novas drogas e verifica se os produtos chegam ao consumidor dentro das normas e padrões sanitários. Na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. É obrigatório o registro no Conselho Regional de Farmácia.
 

Áreas de atuação e especialidades

  • Alimentos - É responsável pela realização de exames químicos e microbiológicos para análise de aspectos nutricionais; acompanhamento do processo de fabricação de alimentos, incluindo o seu desenvolvimento e o seu controle de qualidade.
  • Análises Clínicas - Realização de testes em laboratórios para diagnósticos clínicos; desenvolvimento e produção de kits para exames laboratoriais.
  • Análises Toxicológicas - É responsável pela realização de exames em substâncias humanas, animais e vegetais, alimentos ou em ambientes, com a finalidade de detectar a contaminação por agentes tóxicos (drogas, medicamentos ou substâncias químicas em geral).
  • Farmácia - Preparação de medicamentos de acordo com prescrição de profissionais da área de saúde. Atua no controle e distribuição de remédios.
  • Farmácia Industrial - Produção de medicamentos, vacinas, cosméticos e produtos de higiene pessoal e para ambiente.
  • Medicamentos - Desenvolve pesquisas nas industrias farmacêuticas com o intuito de descobrir novas drogas.
  • Vigilância Sanitária - Cuida da análise e controle de produtos industrializados de acordo com as normas vigentes de comercialização.

Mercado de trabalho

O mercado oferece boas perspectivas no setor privado, especialmente para o profissional que atua nas indústrias farmacêuticas e de cosméticos. Esta última cresceu muito na última década. Mas o crescimento da demanda por farmacêuticos está relacionado, também, com a exigência da lei para os estabelecimentos farmacêuticos contratarem esse profissional, com o objetivo de evitar fraudes e garantir a qualidade dos produtos.


Fonte:

Ser Farmacêutico (poema)


Ser farmacêutico é ser o homem da farmácia, do laboratório, do sangue, do ensino e da pesquisa.

Ser farmacêutico é preparar soluções, manipular fórmulas, produzir comprimidos, cápsulas, xaropes...

Ser farmacêutico é saber orientar o corpo clínico e os pacientes, sobre dosagens, posologia, 
interações e efeitos colaterais.

É fazer parte de uma equipe de outros profissionais da saúde e ter dedicação e sabedoria para cuidar de problemas e doenças que aparecem no 
decorrer da História.

Ser farmacêutico é ser agente da saúde, fiscalizando com amor os serviços prestados à saúde.

Ser farmacêutico é fazer misturas agradáveis, 
compor ungüentos, acalmando as 
dores e curando-as...
Seu trabalho não tem fim...

Ser farmacêutico é abraçar as causas que 
preocupam a humanidade e ter uma profunda
e permanente vontade de ser farmacêutico.

E como diz o sábio ditado:

"Substâncias nas mãos dos farmacêuticos transformam-se em medicamentos, em cura, em saúde, assim como a pedra nas mãos do ourives se transforma em jóia, em brilho e em luz."