Tipos de Água

Após a obtenção e filtração, o precipitado ainda precisa ser tratado. Além da água da solução, o Precipitado pode ter outros tipos de água. A água presente nos precipitados pode ser classificada da seguinte forma:
  • Água adsorvida (água livre): presente em todas as superfícies de sólido em quantidade que depende da umidade da atmosfera. É a água que a substância absorve do meio, não se liga quimicamente a ela, fica retida nos interstícios podendo ser facilmente eliminada por aquecimento. (presa a superfície) 
  • Água essencial (água ligada): presente como água de hidratação ou cristalização ou como água de constituição, é um dos constituintes da rede de moléculas que forma o cristal. É a água que a substância absorve do meio, se liga quimicamente a ela, não podendo ser eliminada, mas deve ser quantificada e fazer parte do nome final da substância. A quantificação é feita pela destilação azeotrópica ou pelo método de Karl Fisher
  • Água ocluída: formando solução sólida com o precipitado ou presente em cavidades dos cristais (presa nas cavidades)
  • Água sorvida: a água associa-se com substâncias que têm uma grande superfície interna; associada a substâncias com óxidos hidratados. (presente em cavidades nas partículas)
 
Adsorver x Absorver
Adsorver e absorver são processos bem diferentes. Uma esponja absorve água, mas o líquido sai facilmente quando ela é espremida, enquanto na adsorção as moléculas ou íons ficam retidos na superfície de sólidos por interações químicas ou físicas.
 
 

Translate

Seguidores