Pular para o conteúdo principal

Código de Ética Farmacêutica - Atualizado 2021

A palavra Ética, de origem grega, significa o conjunto de normas de conduta. 
As normas são divididas em princípios e regras. Enquanto os princípios representam normas abertas, aplicáveis a situações que não podem nunca ser precisadas de antemão, as regras, por sua vez, ao contrário dos princípios, porém fundamentadas nestes, possuem o campo de aplicação sempre delimitado. 
Daí que exsurge a importância do Código de Ética Farmacêutica, uma vez que é ele que estipula os princípios e as regras de conduta da profissão, sem prejuízo das responsabilidades cível e penal dispostas em lei.

Em 2014 o Código de Ética Farmacêutico foi atualizado, conforme pode ser verificado na RESOLUÇÃO Nº 596 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica (Anexo I), o Código de Processo Ético (Anexo II) e as Regras de aplicação das sanções disciplinares (Anexo III), aprovados pela Resolução nº 596/14 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), de 21/02/14.

O Conselho Regional de Farmácia (CRF/SP) lançou uma versão comentada, o Código de Ética Farmacêutica comentado. Vale a pena conferir e sanar possíveis dúvidas.

Em 2021 foi lançado uma nova versão. A Resolução nº 711/2021 dispõe ainda sobre o código de processo ético e as regras de aplicação das sanções disciplinares. Algumas mudanças:
  • Não vincula mais cada infração a uma sanção específica, mas permite a análise da situação com a individualização da pena (permitirá a aplicação da punição mais ou menos grave, de acordo com as circunstâncias e a culpabilidade de quem está sendo julgado).
  • Sincronia da nova normativa com a atualidade, na medida em que insere o uso da tecnologia no rito processual disciplinar no âmbito dos conselhos. Passam a ser permitidos depoimentos por meio remoto, a gravação da sessão de depoimento em áudio e o acesso ao processo por meio eletrônico, mediante cadastro prévio e acesso individualizado ao sistema, nos termos da Medida Provisória 2.200/01, do Decreto 8.639/15 e da Lei 14.063/20.
  • Separa os direitos e deveres dos farmacêuticos dos demais profissionais inscritos, como técnicos de laboratório (deveres aplicáveis exclusivamente aos farmacêuticos e aqueles cabíveis a todos os inscritos nos conselhos regionais de Farmácia).
O novo Código de Ética Farmacêutica foi estruturado conforme apresentado abaixo:

SEÇÃO I - O Código de Ética Farmacêutica
Título I – Do Exercício Profissional
Capítulo I – Dos Princípios Fundamentais
Capítulo II – Dos Direitos
Capítulo III – Dos Deveres
Capítulo IV – Das Proibições
Capítulo V – Da Publicidade e dos Trabalhos Científicos
Título II – Das Relações Profissionais
Título III – Das Relações com os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia
Título IV – Das Infrações e Sanções Disciplinares
Título V – Das Disposições Gerais

SEÇÃO II - CÓDIGO DE PROCESSO ÉTICO
Título I - Das Disposições Gerais
Capítulo I - Do Processo
Título II - Dos Procedimentos
Capítulo I - Do Recebimento da Denúncia
Capítulo II - Da Instauração ou Arquivamento
Capítulo III - Da Montagem do Processo Ético-Disciplinar
Capítulo IV - Da Instalação dos Trabalhos
Capítulo V - Da Conclusão da Comissão de Ética
Capítulo VI - Do Julgamento
Capítulo VII - Dos Recursos
Capítulo VIII - Da Execução
Capítulo IX - Da Revisão
Capítulo X - Das Intimações e Notificações
Capítulo XI - Dos Prazos
Capítulo XII - Dos Impedimentos e Das Causas de Suspeição
Capítulo XIII - Das Disposições Gerais

SEÇÃO III -  ESTABELECE AS INFRAÇÕES E AS REGRAS DE APLICAÇÃO DAS SANÇÕES DISCIPLINARES

O FARMACÊUTICO É UM PROFISSIONAL DA SAÚDE, CUMPRINDO-LHE EXECUTAR TODAS AS ATIVIDADES INERENTES AO ÂMBITO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO, DE MODO A CONTRIBUIR PARA A SALVAGUARDA DA SAÚDE E, AINDA, TODAS AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO DIRIGIDAS À COLETIVIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prática de Diluição Geométrica

A diluição geométrica é um método utilizado para assegurar que pequenas quantidades de pós, geralmente fármacos potentes, estejam distribuídos uniformemente em uma mistura. É empregada com o objetivo de facilitar e aumentar a segurança e a precisão da pesagem de fármacos com baixa dosagem e difíceis de pesar com exatidão.  Para o processo de homogeneização antes da encapsulação onde ocorre uma diferença de proporção entre os componentes ativos e o excipiente, é possível obter uma mistura mais homogênea por meio da adição sequencial destas substâncias no gral. Isso pode ser alcançado misturando-se a princípio os componentes ativos com um volume aproximadamente igual dos diluentes. Objetivo Homogeneizar o princípio ativo e o excipiente. Materiais e Métodos  Vidro de relógio  Espátula  Balança analítica  Gral e Pistilo  P.A. = Paracetamol  Excipiente = Lactose  Corante: indicador de uma obtenção de uma mistura ideal  Tipos de Diluições Geométricas As dil

Eclesiástico 38 (Bíblia católica)

E sse texto não consta nas bíblicas protestantes, pois o Eclesiástico não faz parte do cânon da Bíblia Hebraica, ou seja, chegou até nós somente em grego. Para lê-lo você precisa ter uma bíblia católica.  Citação da palavra  Farmacêutico   na bíblia: "1. Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. 2. (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei: 3. a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. 4. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza. 5. Uma espécie de madeira não adoçou o amargor da água? Essa virtude chegou ao conhecimento dos homens. 6. O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; 7. e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o Farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará,   8. até que a paz divina se estenda sobre a face da terra." A palavra

Mielopoiese

Mielopoiese é o processo de formação de células granulocíticas .  O desenvolvimento dos leucócitos granulócitos é mais complexo, ocorre à partir das células formadoras de colônia granulocítica (GCFC para neutrófilos, ECFC para eosinófilos, BCFC para basófilos). Todas essa etapas se passam na medula óssea. Promielócito : Contém grânulos específicos junto com as granulações azurófilas. É específico porque cada classe de leucócito possui seus grânulos distintos que caracterizam cada tipo de célula, porém não pode ser diferenciado pelo microscopia. A cromatina nuclear é mais condensada, núcleo esférico, com nucléolos visíveis. Esta célula dá origem ao mielócito. Mielócito:  Este é o verdadeiro precursor dos granulócitos específicos, ou seja, podendo diferenciar morfologicamente o granulócito basófilo, granulócito eosinófilo e granulócito neutrófilo a partir de uma célula única (UFC-G) ou unidade de colônias granulocíticas.. Na microscopia óptica se observa o núcleo em form