Enfleuragem



O óleo aromático surgiu a partir da técnica de extração enfleuragem ( ou enfloragem) descoberta pelos egípcios, que era considerado um povo exótico, vaidoso e muito preocupado com a higiene e saúde. O óleo aromático passou a ser utilizado nas cerimônias religiosas, pois nesta forma a fragrância durava mais tempo que no incenso. 
O nome francês (pronuncia-se ânflorrági) indica o processo pelo qual o óleo essencial é extraído das flores para virar o ingrediente principal do perfume. 
Enfleurage: extração do perfume de flores aromáticas ao mergulhá-las em óleos ou outras substâncias gordurosas.
Atualmente é empregado apenas para algumas indústrias de perfumes. Emprega-se este método na extração de óleos voláteis de pétalas de flores como, por exemplo, do jasmim, da laranjeira e de rosas. Tomando o exemplo das flores de jasmim, tem-se o conhecimento que após realizada a colheita das mesmas, suas atividades fisiológicas, como produção de óleo essencial, são mantidas durante um certo período.

Esta técnica é empregada em flores que possuem baixo teor de óleo essencial, sendo este extremamente instável, não podendo ser destilado por arraste a vapor, pois pode sofrer perdas quase completas de seus compostos aromáticos.

O método consiste na deposição das pétalas à temperatura ambiente sobre uma camada de gordura durante certo período de tempo. Em seguida, estas pétalas esgotadas são substituídas por novas até a saturação total, quando a gordura é tratada com álcool. Visando a obtenção de um óleo volátil, o álcool é destilado à baixas temperaturas e o produto, assim obtido, possui alto valor comercial.

O princípio do método de enfleuragem está na grande capacidade da gordura absorver os constituintes voláteis emitidos pelas flores. Considera-se este processo bastante lento, complexo e caro. O método não é oficial.

Exemplo de utilização desse método:

perfume

Lily Essence Eau De Parfum da Boticário utiliza essa técnica de extração.









BIBLIOGRAFIA
  • http://www.conhecer.org.br/enciclop/2012b/ciencias%20exatas%20e%20da%20terra/levantamento%20e%20analise.pdf
  • http://www.sbfgnosia.org.br/Ensino/drogas_aromaticas.html
  • http://www.boticario.com.br/lily-eau-de-parfum-75ml-19736/p