Pular para o conteúdo principal

Hemoglobina Total

A Hemoglobina (C2952H4664O812S8Fe4 ) é o principal componente das hemácias. Esta proteína é quase esférica, tendo aproximadamente 55 Å de diâmetro e massa molecular de aproximadamente 64000. De coloração avermelhada, é a substância corante da hemácia, por conter átomos de ferro. 
A hemoglobina é uma proteína conjugada, cuja função é transportar O2 e CO2 pelos diferentes tecidos do corpo humano.  Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico.
A hemoglobina combina-se com o oxigênio na velocidade de 1/100 de segundos e dissocia-se a 1/20 de segundo. 
Trata-se de uma cromoproteína contendo 96% de uma albumina denominada globina e 4% de um grupamento prostético Heme. 

Tipos de Hemoglobina

A globina tem 4 cadeias proteicas, 2α e 2β, cada uma com aproximadamente 140 aminoácidos. Cada cadeia está dobrada de forma a constituir uma ‘bolsa’ na parte externa da molécula, onde se aloja o heme.
Embrionária:
  • Gower 1 (ξ2ε2)
  • Gower 2 (α2ε2)
  • Hemoglobina de Portland (ζ2γ2)
Fetal:
  • Hemoglobina F (α2γ2)
Adultos:
  • Hemoglobina A (α2β2) - O tipo mais comum, correspondendo a 96 - 98% da hemoglobina total.
  • Hemoglobina A2 (α2δ2) - cadeias δ são sintetizadas no último trimestre após o parto, seu nível normal é de aproximadamente 2.3 - 3.8%.
  • Hemoglobina F (α2γ2) - No adultos a Hemoglobina F é restrita a uma população de células vermelhas (hemácias) chamadas células F, este tipo de hemoglobina corresponde a cerca de 0 -1% da hemoglobina total.
Cada molécula de hemoglobina possui quatro grupos Heme de estrutura porfirínica possuindo, cada um, um átomo de Fe++ ligado à parte proteica da molécula. 
No catabolismo normal de hemoglobina, o ferro e a globina são reaproveitados, e a porfirina é descartada.  Isto ocorre em células fagocitárias, principalmente no baço, onde hemácias velhas, com cerca de 120 dias, são degradadas. 
Anel tetrapirrólico (4 pirrol)  ligados entre si por um átomo de ferro. Esse anel tetrapirrólico permanece unido por pontes de meteno (=CH-), formando a protoporfirina.



Hb Total

Este teste é usado para medir a quantidade de hemoglobina (Hb) encontrada em um decilitro (100 ml) de sangue total. Usualmente ele é parte de um hemograma completo.
A concentração de hemoglobina correlaciona-se estreitamente com a contagem de hemácias.

Objetivos

  • Medir a gravidade de anemia ou policitemia e monitorar a resposta à terapia.
  • Obter dados para o cálculo da hemoglobina corpuscular média e concentração de hemoglobina corpuscular média.

Valores de referência

Método: automatizado
As concentrações de Hb variam, dependendo do tipo de amostra retirada (amostras de sangue capilar para bebês e amostras de sangue venoso para todos os demais) e da idade e sexo do paciente, da seguinte maneira:

  • Recém-nascidos: 14 a 20 g/dl
  • 1 semana de idade: 15 a 23 g/dl
  • 6 meses de idade: 11 a 14 g/dlCrianças de 6 meses a 18 anos: 12 a 16 g/dl 
  • Homens: 14 a 18 g/dl 
  • Mulheres: 12 a 16 g/dl.

Achados anormais

  • Baixas concentrações de Hb podem indicar anemia, hemorragia recente ou retenção de líquido causando hemodiluição.
  • Hb elevada sugere hemoconcentração originária de policitemia ou desidratação.

Fonte:


Postagens mais visitadas deste blog

Prática de Diluição Geométrica

A diluição geométrica é um método utilizado para assegurar que pequenas quantidades de pós, geralmente fármacos potentes, estejam distribuídos uniformemente em uma mistura. É empregada com o objetivo de facilitar e aumentar a segurança e a precisão da pesagem de fármacos com baixa dosagem e difíceis de pesar com exatidão.  Para o processo de homogeneização antes da encapsulação onde ocorre uma diferença de proporção entre os componentes ativos e o excipiente, é possível obter uma mistura mais homogênea por meio da adição sequencial destas substâncias no gral. Isso pode ser alcançado misturando-se a princípio os componentes ativos com um volume aproximadamente igual dos diluentes. Objetivo Homogeneizar o princípio ativo e o excipiente. Materiais e Métodos  Vidro de relógio  Espátula  Balança analítica  Gral e Pistilo  P.A. = Paracetamol  Excipiente = Lactose  Corante: indicador de uma obtenção de uma mistura ideal  Tipos de Diluições Geométricas As dil

Eclesiástico 38 (Bíblia católica)

E sse texto não consta nas bíblicas protestantes, pois o Eclesiástico não faz parte do cânon da Bíblia Hebraica, ou seja, chegou até nós somente em grego. Para lê-lo você precisa ter uma bíblia católica.  Citação da palavra  Farmacêutico   na bíblia: "1. Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. 2. (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei: 3. a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. 4. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza. 5. Uma espécie de madeira não adoçou o amargor da água? Essa virtude chegou ao conhecimento dos homens. 6. O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; 7. e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o Farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará,   8. até que a paz divina se estenda sobre a face da terra." A palavra

Mielopoiese

Mielopoiese é o processo de formação de células granulocíticas .  O desenvolvimento dos leucócitos granulócitos é mais complexo, ocorre à partir das células formadoras de colônia granulocítica (GCFC para neutrófilos, ECFC para eosinófilos, BCFC para basófilos). Todas essa etapas se passam na medula óssea. Promielócito : Contém grânulos específicos junto com as granulações azurófilas. É específico porque cada classe de leucócito possui seus grânulos distintos que caracterizam cada tipo de célula, porém não pode ser diferenciado pelo microscopia. A cromatina nuclear é mais condensada, núcleo esférico, com nucléolos visíveis. Esta célula dá origem ao mielócito. Mielócito:  Este é o verdadeiro precursor dos granulócitos específicos, ou seja, podendo diferenciar morfologicamente o granulócito basófilo, granulócito eosinófilo e granulócito neutrófilo a partir de uma célula única (UFC-G) ou unidade de colônias granulocíticas.. Na microscopia óptica se observa o núcleo em form